Estilo industrial: características e ideias especiais de decoração

Como usar Tapete Redondo na decoração
16 de março de 2020
Decoração Barata e Simples: use o tempo dentro de casa devido ao Coronavírus
30 de março de 2020
Mostrar todos

Estilo industrial: características e ideias especiais de decoração

Nesse post você vai conhecer melhor o conceito, características e ideias especiais de decoração no estilo industrial!

Em galpões e fábricas antigas é super comum encontrar tubulações expostas, tijolo aparente e cimento queimado, mas esses elementos também podem ser usados para compor a decoração de uma casa ao estilo industrial.

Para quem não sabe, o estilo de decoração industrial surgiu em Nova York por volta do ano de 1950. E foi curioso, pois na época, os antigos prédios e galpões industriais desocupados começaram a servir de moradia, no entanto, a aparência original do lugar foi mantida pelos moradores. Criou-se assim um novo estilo de decoração: o estilo industrial.

Por mais que tenha surgido sem pretensão alguma, para acertar na decoração estilo industrial, algumas características importantes precisam ser seguidas. Portanto, esqueça a ideia que a aparência inacabada e, de certo modo, imperfeita da decoração industrial a torna simplista, daquelas feitas de qualquer jeito. 

Portanto, confira as dicas abaixo de como fazer decoração estilo industrial:

 

Principais características da decoração com estilo industrial:

Característica no estilo industrial: tijolinhos aparentes

Os tijolinhos de barro aparentes são uma marca do estilo industrial e remetem diretamente às fábricas do início e metade do século XX. Eles também são ótimos para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, quebrando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, também muito usados na decoração em estilo industrial.

Característica no estilo industrial: cimento queimado

Um ponto bem forte presente na decoração industrial é justamente sua  aparência rústica, áspera e inacabada, sendo assim, nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para transmitirem essa sensação no ambiente. Portanto, paredes e chão revestidos com a técnica são um bom ponto de partida. Além disso, você ainda tem a possibilidade de construir bancadas e balcões de concreto e deixe-los crus, sem nenhum acabamento.

Piso Cimento Queimado: rústico, elegante e barato

 

Característica no estilo industrial: um projeto de iluminação

Outro elemento indispensável na decoração industrial é a iluminação indireta, ou seja, aquela proveniente de luminárias suspensas ou de chão. Existe também a possibilidade de apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando o investimento em lustres e outros tipos de suporte.

Projeto de iluminação profissioanal

 

Característica no estilo industrial: portas e janelas amplas

A acessibilidade, ventilação e iluminação natural são características importantes em galpões e fábricas, concordam? Portanto, é claro que elas também devem estar presentes na composição de um estilo industrial. Um dica para alcançar o efeito é a escolha por esquadrias de ferro ou aço com os vãos fechados por vidro.

 

Característica no estilo industrial: ambiente conjugados

Os ambientes conjugados são outra característica marcante na decoração com estilo industrial. Desde a origem do estilo de decoração, os grandes galpões passaram a ser ocupados e os ambientes compartilhavam do mesmo espaço, para ser mais específica, quanto mais integrados os espaços forem melhor, nada de paredes ou divisórias!

Essa é uma forma de você valorizar a convivência e as relações sociais dentro da casa. Característica forte também da decoração moderna que, por sinal, caminha lado a lado com o estilo industrial.

 

Característica no estilo industrial: tubulações e instalações expostas

A base de uma decoração no estilo industrial é a presença de canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica expostos no ambiente. Uma dica interessante para inseri-los harmonicamente na decoração é pintá-los com uma cor viva e contrastante.

 

Característica no estilo industrial: Móveis e eletrodomésticos

As mobílias de aço, madeira maciça ou ferro são mais indicadas para esse tipo de decoração. Outra alternativa que se alinha bem no estilo industrial, são os móveis antigos. Quanto aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno e arrojado. Você escolhe.

A grande sacada em decorações industriais é que a aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos do piso, teto e chão são contrastados com o design arrojado e moderno dos móveis e eletros, ou seja, na decoração industrial há sempre espaço para mesclar o rústico e bruto com o sofisticado e elegante.

 

Característica no estilo industrial: Cores

Outro aspecto importante, não só na decoração industrial, mas em todos todos os tipos de decoração, são as cores. Elas marcam o estilo proposto no espaço e são decisivas para o sucesso ou fracasso da decor. 

Em se tratando de uma decoração de estilo industrial, as cores sóbrias e neutras, preferencialmente, compõe a base do ambiente. As mais indicadas são o branco, preto e cinza. As cores vibrantes não estão descartadas, elas podem integrar a decoração, mas de modo dosado e equilibrado. Geralmente são utilizadas para algum detalhe e as mais utilizadas são as primárias – azul, amarelo e vermelho.

LEIA TAMBÉM:

Cores para 2020: tendências e ideias de decoração
Cores 2019: tendências na decoração de interiores

 

Dica de como economizar e alcançar uma decoração industrial

Quem não gosta de economizar? Caso você deseja mudar o estilo de decoração da sua casa sem gastar muito ou sem fazer quebra quebra, a dica é investir em revestimentos autoadesivos ou papéis de parede. Existem modelos que imitam com perfeição os revestimentos citados acima e podem mudar facilmente a cara dos ambientes.

 

Ideias de decoração com o estilo industrial

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale pelo WhatsApp!