O Cobogó é um tipo de divisória de ambientes funcional, que traz novas formas de olhar para o ambiente. O cobogó traz ainda estilo único na construção e decoração de uma casa.
Ouça o post: Cobogó: como usar na decoração e fotos inspiradoras na íntegra
Criado por três engenheiros brasileiros na década de 20, o cobogó é um elemento brasileiro, mas que teve influência árabe. O sobrenome desses homens (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis) dão nome a peça que tem conquistado espaço em muitos projetos de interiores.
É possível encontrar hoje em dia o Cobogó em versões em vidro, cerâmica e outros materiais, mas no começo, lá atrás na sua criação, eram fabricados somente em cimento.
Os cobogós são vazados, portanto eles são capazes de criar uma divisória sutil entre ambientes, sem impedir a passagem de luz e ventilação.
Esses bloquinhos que se tornaram icônicos nas casas antigas dão um tom super diferente para qualquer tipo de ambiente. Em alguns projetos, os cobogós são usados simplesmente para dar charme a decoração.
No post você vai saber quais as funções e os diferenciais do cobogó, além de dicas para utilizar na sua decoração e uma galeria de fotos repleta de projetos que com certeza vão te inspirar! Vamos lá!
O cobogó é um elemento construtivo tipicamente brasileiro, inspirado nas tramas de madeira vazada comuns da arquitetura árabe, que foi desenvolvido no nordeste na década de 1920, mas ganhou mais destaque nos outros cantos do país a partir de 1950, com o seu grande uso nos projetos dos arquitetos modernistas. O seu nome foi constituído pelas primeiras sílabas do sobrenome dos seus inventores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Os cobogós são encontrados em diversos materiais, sendo os mais comuns de cimento (material em que foram criados), vidro e cerâmica. A paleta de cores deles está ficando cada vez mais diversa e os acabamentos podem ser fosco ou esmaltado. Há opções para todos os estilos!
Afinal porque os Cobocós foram tão aceitos pelos arquitetos? Simples, esse bloco é uma boa forma de criar uma divisória que “vaze” luz e ventilação pelos ambientes que ele corta, sendo utilizados principalmente como um recurso simples para resolver questões de cômodos que não possuem janelas.
Apesar deste ser o principal diferencial do cobogó, ele também é muito querido por seu estilo que, ao mesmo tempo, promove a separação e a integração dos espaços, uma vez que podemos ver através da parede.
Então, se você tem um ambiente muito amplo, por exemplo, como um apartamento com cozinha, sala de jantar e sala de estar conjugado, os cobogós e outros elementos vazados são boas formas de dividir esse ambiente sem causar uma ruptura tão grande na forma como enxergamos o espaço.
Nesse mesmo sentido, o cobogó e as divisórias vazadas estão sendo bastante utilizadas para a delimitação de espaços e salas em ambientes de trabalho, como escritórios e restaurantes.
Outra forma criativa de usar uma parede vazada é na divisão entre ambiente interno e externo: para áreas como o jardim e piscina com sala de estar e cozinha (as áreas comuns da casa, em geral), a parede vazada aproxima os ambientes promovendo uma integração entre o interno e externo, com uma vista privilegiada e uma iluminação especial do sol.
A fachada da casa também um espaço ótimo para receber uma parede de cobogó, especialmente para as casas que recebem muito sol, a estrutura pode interceptar um pouco a recepção dos raios solares, criando um espaço mais fresco, especialmente para a construção de jardins com plantas mais sensíveis ao sol.
Nos muros das casas os cobogós são bastante utilizados, especialmente os mais altos. Eles costumam aparecer em faixas horizontais na parte superior para possibilitar a passagem de luz, suavizando a visualização do muro.
Apesar de todas as vantagens, a única ressalva do cobogó é que a parte vazada da estrutura pode juntar poeira e facilitar a entrada de mosquitos para o ambiente, precisando de um cuidado a mais na hora da limpeza.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cobogós, dá uma olhada na galeria de fotos para ver as aplicações desses itens!
Ouça o post: Cobogó: como usar na decoração e fotos inspiradoras na íntegra