Nesse post, você vai aprender a colocar papel de parede, um passo a passo para aplicar em sua casa sem complicações!
Para quem deseja decorar um cômodo ou mesmo toda a casa, o papel de parede é uma boa opção.
Com o papel de parede é possível investir em temas, que podem ser trocados sempre que desejar. Com isso, mudar o visual do seu lar pode ser feito sem muita complicação. Um bom exemplo é o quarto do bebê que pode ganhar uma nova decoração quando a criança crescer, tudo isso de forma super rápida e prática.
Ouça na íntegra o post: Como colocar papel de parede: passo a passo para aplicar
A aplicação do papel de parede pode ser feita por você mesma, sem a necessidade de um profissional, basta seguir o passo a passo, embora recomendamos a consultoria de um designer de interiores para deixar a decoração mais harmônica, de acordo com os objetos de cada cômodo.
Se o papel escolhido for de padronagem marcante, é necessário verificar se a decoração escolhida para o restante do ambiente está de acordo com o mesmo.
Como existem várias opções com muitas estampas e desenhos, é importante equilibrar o papel de parede com os móveis. A atenção deve ser redobrada às cores e estampas nos móveis, pois podemos comprometer a decoração. Para papeis de parede neutros, a liberdade é maior para compor a decoração.
Em ambientes de uso menos intenso, como por exemplo lavabos, pode-se abusar da ousadia, revestindo todas as paredes, usando cores e estampas sem medo, assim instantaneamente, cria-se uma nova atmosfera, muito mais estimulante.
Então, se você está pensando em colocar papel de parede em algum espaço da sua casa, confira essas dicas até o fim, pois elas vão facilitar sua tarefa.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Modelos de papel de parede para sala: 60 fotos
Teto colorido: um charme a mais nos cômodos da casa
Quarto de Bebê Pequeno: Ideias e Dicas de Decoração + Modelos
Muitas pessoas se perguntam, o que é melhor, pintar a parede ou colocar papel de parede. Pois bem, tire suas conclusões, os principais benefícios de optar pelo papel de parede ao invés da pintura são:
Você pode colocar o papel de parede sozinho, sem a necessidade de contratar um profissional. Lembrando que na hora de escolher o tipo de papel, o melhor custo x benefício é pedir ajuda a um decorador de interiores.
A metragem do papel de parede geralmente é muito mais barata do que comprar um latão de tinta e todos os materiais necessários para pintura (sendo que, nesse último caso você provavelmente precisará contratar um profissional).
Maior variedade
Opção de estampas é o que não falta quando falamos de papel de parede. Tanto que você pode optar por usar um estilo em cada cômodo da casa e criar um ambiente super confortável, chique e até divertido, se for o caso.
Além disso, não são apenas as estampas que possuem variedade. Há muitas opções de texturas e cores de papéis de parede também.
Item disponível nos mais variados estilos, padrões, cores e texturas, o papel de parede pode ser o toque de estilo que falta para seu lar ficar ainda mais belo. Para tornar a escolha deste item mais fácil, confira algumas dicas:
Este processo é de extrema importância para que você não tenha prejuízo com gastos desnecessários, ou mesmo que o rolo comprado não seja suficiente para cobrir toda a parede do ambiente.
Tenha em mente que se o papel de parede escolhido possua estampas, isso irá influenciar na quantidade da compra, já que o cálculo para verificar a quantidade necessária é diferente.
É aconselhável que você possua um profissional, uma decorado de interiores irá te ajudar a escolher o melhor modelo, já que hoje temos uma gama infinita de desenhos, sendo eles temáticos, neutros, arabescos e florais.
Vale lembrar que em ambientes pequenos, a melhor opção são papéis neutros, com estampas pequenas e claras.
Para ambiente maiores, é permitido papéis com estampas mais ousadas. Se deseja passar uma impressão de ambiente mais alto, o papel ideal pode ser aquele com listras verticais. Mas deseja reproduzir a sensação de cômodo mais largo, opte por um papel com listras horizontais.
Outra dica é prezar por ambiente harmônicos ao utilizar papéis com tons em sintonia com a tinta utilizada nas paredes restantes.
Nem sempre o material mais barato é a melhor opção. Tenha em mente que como qualquer item de decoração o papel de parede também é um investimento.
No mercado existem papéis de diversas nacionalidades, preços e qualidade. Os papéis de qualidade com o melhor custo benefício e acessíveis são alguns nacionais, os argentinos e os coreanos. Os mais tops, com qualidade elevada são os de fabricação italiana.
A variedade dos papéis de parede vão muito além das cores, estampas e texturas. Eles são produzidos de a partir de diversos materiais. Portanto é interessante que você conheça quais são os mais utilizados na hora de colocar o papel de parede no seu lar.
Esse tipo de papel de parede é bastante resistente à luz do sol e à umidade, o que proporciona maior durabilidade do material. Ele é ideal para ambiente que rebem bastante luz e umidade.
Além disso, ele é de fácil limpeza, permitindo que você possa apostar em lavar as paredes da casa sem perder a qualidade do papel de parede.
O papel de parede tradicional é feito de celulose, o que faz dele mais frágil, já que é realmente feito de papel.
Inversamente ao papel de parede vinílico, ele deve ser aplicado em locais que não sofram com a umidade, geralmente os espaços mais secos da casa, longe de lavanderias e banheiros.
Pelo fato de ser mais frágil, ele exige mais cuidado para que dure por mais tempo. A limpeza do papel de parede tradicional pode ser feita com a ajuda de aspiradores e no máximo um pano úmido.
Os papéis de parede de TNT lembram um tecido. Ele também é indicado para ambientes mais secos, pois quando colocados em ambientes mais úmidos é arriscado que ele venha a mofar.
Já a limpeza é feita com a ajuda de detergente e é interessante que o papel de parede esteja em um local que receba mais luminosidade, para evitar que fique molhado após a limpeza.
Até agora falamos dos matérias que compõem os papeis de parede, mas além disso há a questão deles serem ou não autocolantes.
Os autocolantes vêm com adesivo e são indicados para quem ainda não tem tanta prática na hora de colocar o papel de parede ou para quem deseja gastar também com a cola.
Já os papéis de parede que precisam de cola para se fixarem na parede vão exigir um pouco mais de prática e cuidados na aplicação.
Depois de escolher o papel de parede para cada um dos ambientes da sua casa, você vai precisar de outros materiais para realizar a aplicação e garantir a boa fixação do papel.
O ideal é usar a cola em pó, diluída em água, sem química e sem cheiro. Ela é a mais adequada para a aplicação do papel de parede.
No início, quando é misturada, ela parece um mingau cheio de bolas, mas se dissolve após uma hora, aproximadamente. Prepare-a de acordo com a instrução da embalagem.
Dica: 100 g de cola é suficiente para 30m².
Com todos os materiais em mãos, chegou a hora de colocar o papel de parede. Apesar de parecer complicado à primeira vista, aplicar papel de parede pode ser extremamente fácil. Para isso, basta seguir alguns passos, garantindo uma aplicação caseira, porém com aspecto profissional.
Antes de fazer a aplicação, tape buracos, lixe a parede para remover texturas de tinta e resolva qualquer tipo de infiltração.
Caso a parede esteja irregular, rugosa e com calosidade ela de ser lixada. É importante que toda a superfície esteja igual, sem diferenças e bem nivelada Gesso ou massa corrida devem ajudar nessa tarefa.
Faça esse processo de preparação da parede pelo menos uma algum tempo antes da instalação. No caso da parede já estar nivelada, basta passar um pano úmido para deixá-la
Antes de iniciar a aplicação, faça a medição da parede para verificar quanto de papel você necessitará. Este processo irá facilitar na hora de realizar os recortes de tomadas e janelas, por exemplo.
Utilize uma trena para essa tarefa. É importante anotar a altura e a largura, pois o modelo do papel irá influenciar na quantidade a ser comprada de acordo com a altura e largura da parede.
Comece a medir a partir do rodapé e pare em eventual presença de gola de gesso no teto, medindo somente a área onde será instalado o papel.
Se for colocar o papel de parede em todo o espaço, do chão ao teto, calcule essa medida.
Além disso, quando encontrar janelas, tomadas e interruptores você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.
Para papéis de parede sem estampas, dê uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo, ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.
Agora se a ideia é aplicar papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.
Por exemplo, se o espaço calculado para aplicação tem 1 metro, você deve cortar 1,10 metros de papel de parede.
Utilize a tesoura para essa tarefa.
Se você optou por papel de parede autocolante, pode pular esse passo.
Com a ajuda de um rolo de pintura, passe a cola no papel de parede. Para facilitar a aplicação você pode usar um recipiente indicado para pintura de paredes para colocar a cola.
Para proteger o piso de eventuais respingos, deve-se forrá-lo com um plástico ou fazer o processo em cima de uma mesa. Apesar de a cola não manchar, esta pode fazer bastante sujeira.
Outra boa dica é aplicar cola branca nos cantos de cima e de baixo da parede. Este procedimento irá garantir que as pontinhas do papel não se soltem com facilidade.
Nesse momento você irá precisar da escada, pois a aplicação começa de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e então vá alisando com a ajuda de um escovão ou das próprias mãos.
Nesse momento a ideia é garantir que o papel se fixe na parede, então não se assuste se ficarem algumas bolhas, elas desaparecerão naturalmente em alguns dias.
Não é aconselhável passar a espátula para a retirada de bolhas, pois este processo danifica o papel ou retira a cola. As bolhas de cola em excesso devem permanecer para garantir a fixação adequada do papel, sendo que o excesso desaparecerá em cerca de 2 dias.
As sobras de papel são cortadas com a ajuda de uma espátula e do estilete. A ideia é que a espátula ajude você a cortar certinho o que sobrou do papel.
Você pode se programar para que o papel vá até a tomada e então continue depois dela, cortando uma tira mais fina para aplicação.
Mas caso opte por colocar o papel completo, na altura da parede, corte com a ajuda do estilete enquanto estiver colando o papel.
Você pode também marcar no próprio papel, onde se encontra o interruptor ou tomada e recortar antes de passar a cola.
Para limpar as emendas é recomendado usar apenas um pano úmido, no caso dos papéis de parede de TNT e tradicionais. Para os de vinílico você pode contar também com a ajuda de uma esponja.
Evite esfregar. A ideia é apenas tirar as marcas de dedos e o excesso de cola.
Agora que você já sabe como colocar o papel de parede, mãos a obra? Se precisar de ajuda na escolha e principalmente na decoração da sua casa, me chame pelo WhatsApp.