Antigamente a decoração de ambientes corporativos e escritórios se resumia em grandes espaços com paredes brancas, luminárias fluorescentes, além do tradicional mobiliários cinza e bege dos escritórios.
Esse modelo de escritório padrão, cheio de divisórias e barreiras vêm sendo substituído por um novo conceito, onde o espaço é único para uma equipe. Para isso vale desde mudanças pequenas e simples como a troca de paredes brancas por paredes coloridas ou com papel de parede, até uma completa reformulação no layout.
A grande prova que essa nova decoração de ambientes corporativos dá certo são os exemplos que grandes empresas como Google, Skype e Facebook trazem para o mundo.
A nova fórmula de espaços corporativos não convencionais, com ambiente de trabalho criativo e inovador ajuda a estimular mentes e inspirar novos negócios.
As vantagens de uma boa decoração de ambientes corporativos e escritórios são inúmeras, dentre elas podemos destacar:
Quando o cliente se sente bem em um ambiente corporativo, as chances de fechar o negócio aumentam consideravelmente.
Ambientes corporativos e escritórios com uma decoração bem planejada passam uma imagem de confiança e solidez da empresa para o cliente. Fator importante numa futura tomada de decisão de clientes potenciais.
Em média, um terço do dia na vida de um funcionário é dedicado ao trabalho. É um tempo relevante, concordam? Então não dá para deixar o funcionário exposto a elementos de decoração desestimulantes.
A integridade física dos funcionário também deve ser garantida pela empresa, disponibilizando móveis ergonomicamente corretos para cada tipo de trabalho.
Não podemos deixar de mencionar que a boa convivência dos funcionários é fundamental na produtividade dos mesmos. As gigantes da tecnologia como Google e Facebook, por exemplo, contam com móveis lúdicos em seus escritórios, tais como tobogãs e playground. Tudo para compor uma decoração mais criativa e que deixe os funcionários mais relaxados e criativos.
Já parou para pensar o que sente o cliente que chega em um ambiente corporativo ou escritório e se senta em uma poltrona ou móvel desconfortável? Com certeza, ele não vai ter uma boa impressão sobre a empresa. Concordam?
Caso a empresa possua um ambiente para recepção de clientes e parceiros, importante o investimento em um mobiliário adequado, confortável e com design atraente.
A psicologia das cores tem muito a contribuir para o ambiente corporativo. Não levar em conta estudos científicos que explicam como as cores podem interferir no sistema nervoso, trazendo efeitos produtivos nos funcionários e podem inclusive evitar o estresse no trabalho é displicente.
Por exemplo, sabe-se que o vermelho desperta a atenção, o laranja incentiva a criatividade e o amarelo estimula a ação e o esforço. Enfim, cada cor possui um componente que deve ser considerado para gerar o efeito desejado no ambiente de trabalho, com o cuidado para que isso seja feito de maneira harmônica.
Em ambientes corporativos, a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que transmitem os valores e as ideias da organização. Ela está presente tanto nos cartões de visita, banners e logotipo, e não devem ser deixados de lado na decoração dos seus espaços físicos.
Neste sentido, cores, móveis e demais elementos decorativos devem ser rigorosamente pensados para não prejudicar a imagem da empresa. Sobretudo, uma boa decoração auxilia na construção da identidade visual da empresa, de forma que a organização é vista com seriedade e profissionalismo pelos clientes e parceiros.
Como você pôde ver ao longo até agora, há diversas razões que evidenciam a importância da decoração em um ambiente corporativo. Logo, é recomendável que na hora de montar a estrutura interna da empresa ou fazer uma reforma, se busque o auxílio de um profissional qualificado.
Viviana Reis Designer de Interiores presta consultoria e projeta Ambientes Corporativos, não deixe de pedir um orçamento pelo WhatsApp: (31) 9 9202-2238
Cada pessoa possui forma e altura diferentes, o que demandará diferentes tipos de cadeiras ou que elas tenham algum tipo de ajuste. Cadeiras acolchoadas também são mais confortáveis para a coluna do funcionário. Se a pessoa for muito alta, o recomendado é que ela coloque um suporte para os pés, pois os joelhos devem ficar à altura da articulação.
Mesas ou baias devem atender às necessidades dos funcionários
Em termos de espaço em um ambiente corporativo, deve se ter o mínimo de espaço para o material de trabalho (computador, monitor, porta-caneta, etc.), tanto em cima quanto embaixo. É preciso pensar também no espaço para as pernas, para que o funcionário possa esticá-las.
Iluminação apropriada em ambientes corporativos
A iluminação é outra parte essencial de um escritório de uma empresa. Luzes fluorescentes e frias somente e na temperatura inapropriada podem estressar ainda mais o ambiente de trabalho.
Lâmpadas LED na composição iluminam de forma efetiva e transmitem uma luz mais quente, podendo até mesmo acalmar o lugar.
Conte sempre com o máximo de luz natural, mas na medida certa. A luz da janela refletida na tela do computador pode tornar a leitura e o trabalho mais cansativos, podendo até mesmo acarretar pequenos problemas de vista. Nesse caso, o uso de cortinas e persianas podem ajudar a manter a iluminação natural sem afetar a vista e o trabalho dos funcionários.
Não há dúvidas de que a decoração do ambiente corporativo está fortemente relacionada com a saúde. Quanto maior for o bem estar de cada indivíduo, maior também será sua produtividade.
Confira algumas tendências de decoração para ambientes corporativos.
Com o desuso da verticalização da gestão, uma forte tendência que já vem sendo praticada a algum tempo é a adoção de ambientes corporativos mais amplos, abertos, espaçosos e unificados.
A figura do chefe em uma sala separada já não é adotada há bastante tempo e agora os colaboradores ficam todos reunidos em um mesmo local, com possibilidade e facilidade de interação entre as pessoas.
No entanto, existe um espaço na empresa que ainda resiste às novas tendências: a sala de reuniões. Algumas reuniões e comunicados importantes com a equipe podem ainda precisar de certa privacidade. Esses ambientes devem ser amplos e arejados, pois além da equipe podem receber clientes e autoridades.
As antigas divisórias que segregavam as pessoas foram substituídas por mesas grandes e compartilhadas, capazes de acomodar toda a equipe de trabalho. Em forma de círculo ou dispostos lado a lado, todo mundo divide o mesmo espaço.
Os modulados são uma excelente opção para cumprir o propósito, pois podem ser feitos sob medida e de acordo com o gosto e necessidade de cada grupo de colaboradores.
Não muito distante, pensar na decoração corporativa era sinônimo de cubículos de madeira compensada, salas individuais pequenas e armários sem graça. Isso porque, até recentemente, não havia muita preocupação com o design de interiores em ambientes corporativos.
No entanto, recentemente, várias pesquisas mostraram o grande impacto que esse aspecto têm na qualidade de vida dos funcionários e, até mesmo, na decisão dos clientes como já mencionamos antes.
Na decoração de ambientes corporativos é a preferência por cores claras, neutras e em tons pastel. Elas causam uma sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia.
Uma boa dica é usar a cor do logotipo da empresa para reforçar a marca, mas variando para os tons mais claros na paleta de cores. Assim é possível fixar a marca no imaginário dos trabalhadores e clientes, além de oferecer conforto visual aos que frequentam o espaço.
Por que não usar os recursos naturais do país tropical em que vivemos. Num país como o Brasil, onde o sol está presente na maior parte do ano é possível usar e abusar da iluminação natural na decoração de ambientes corporativos, especialmente se a construção tiver amplas aberturas, como janelas grandes.
A luz natural combinada com cores claras traz leveza e serenidade ao local de trabalho, permitindo que os colaboradores passem horas sem o sentimento de peso e cansaço ao final do dia.
Não tem nada pior do que terminar um dia de trabalho intenso e se sentir com a cabeça pesada, sem vontade de voltar à empresa no dia seguinte. A preocupação por deixar o ambiente corporativo cada vez mais agradável é justamente por este motivo. É preciso que o funcionário se sinta tão bem no local a ponto de não notar as horas passarem.
Quanto mais confortável e prazeroso for o local de trabalho, consequentemente, mais produtivo ele também será.
Há uma forte tendência atualmente de construção de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas, em que os colaboradores podem ter um momento de descanso e também de lazer, com salas de jogos, lanchonete e cafeteria, quadras esportivas, ambientes de leitura e até cinema.
Algumas empresas, mais modernas e descoladas, possuem até quartos para quem quiser tirar um cochilo no meio do expediente, com frigobar, banheiro com ducha e camas super confortáveis. Quem imaginaria no passado que existiriam ambientes corporativos no futuro? E convenhamos, quem não gostaria de trabalhar em um lugar assim?
O estresse no ambiente de trabalho é um dos principais fatores que reduzem a produtividade dos funcionários, além de causar afastamento por doenças psiquiátricas. Portanto privilegiar o conforto é uma tendência na decoração em ambientes corporativos.
Segundo pesquisa da HR Magazine, 25% dos colaboradores de vários escritórios americanos citaram o desconforto como um dos principais empecilhos para maior eficiência no trabalho.
Da mesma forma, 24% deles admitiu que o principal fator de desconforto é o tempo prolongado no qual ficam sentados em cadeiras, mesmo que elas estejam de acordo com as melhores práticas ergonômica.
Outra pesquisa importante — o Wellbeing Guide da Steelcase — traz dados mais alarmantes. 85% dos trabalhadores dizem que o desconforto é uma sensação constante durante o exercício de suas funções, sendo que 37% deles afirmaram que isso é um dos principais fatores que os impede de fazer seu melhor.
Os padrões geométricos estão entre as grandes tendências de decoração para ambientes corporativos. Isso porque eles trazem um ar de sofisticação e de simplicidade ao mesmo tempo.
São compostos pela repetição de figuras geométricas simples — como triângulos e quadriláteros —, que podem alternar as cores e o contorno. Por isso, eles combinam com praticamente todos os tipos de decoração, da industrial até futurista.
Da mesma forma, eles podem ser introduzidos em vários locais, como banheiros, salas de espera do cliente, recepção etc. Por esses motivos, os padrões geométricos estão presentes na maioria das empresas e escritórios.
Papel de parede sofisticado
O papel de parede têm ressurgido com muita força, tanto no mundo corporativo quanto no residencial. Isso se deve principalmente à versatilidade do produto e à possibilidade de personalização. Atualmente, há várias lojas especializadas que fabricam suas próprias estampas ou, então, imprimem desenhos feitos pelos clientes.
Com isso, você consegue criar uma identidade visual única a seu escritório, que não poderá ser reproduzida em nenhum outro lugar.
Veja como colocar papel de parede passo a passo
Por fim, não podemos deixar de falar dos quadros decorativos. Há uma visão ultrapassada de que o ambiente corporativo deve ser impessoal. No entanto, na prática, você verá que seus clientes se sentem mais à vontade quando sua empresa oferece um espaço mais acolhedor e vivo.
Nesse sentido, os quadros ajudam a transmitir melhor a mensagem da sua empresa de uma forma visual e instintiva. É possível, por exemplo, fazer quadros com mensagens motivacionais, como “uma meta sem um plano é somente um desejo” ou “não tenha pressa, mas também não perca tempo” etc. Outra possibilidade são imagens sem nenhuma legenda, mas que passam uma mensagem por si só, como alguém meditando.
Neste post, você conferiu algumas das principais tendências de decoração corporativa, como privilegiar a luz natural, fazer uso de tons mais claros nos ambientes, compartilhar ambientes mais amplos, ficar de olho na sustentabilidade e construir espaços de convivência para os colaboradores.
Para tudo isso, o ideal é contratar um design de interiores para colocar tudo em prática e deixar o ambiente de trabalho da sua empresa ainda mais aconchegante e confortável. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!
Como já dito, um ambiente corporativo planejado perfeitamente tem o poder de impressionar os futuros clientes e a concorrência e motivar a equipe, além de trazer prestígio para a corporação. Devido a isso, muitos escritórios e empresas buscam se manter atualizados em suas decorações.
É importante o ambiente refletir a imagem do profissional e do seu trabalho, já que a personalidade de um lugar pode ser marcante quando bem estruturada. Sendo assim, uma perfeita opção é o investimento em revestimento, pois ele dá um toque especial ao seu escritório.
Existem diversos tipos de materiais para revestimento, contudo, é preciso levar vários fatores em consideração, como em que tipo de ambiente ele será utilizado, a insolação, as questões funcionais e ergonômicas, os problemas de umidade, entre outros. Assim, para cada espaço, há um princípio e uma necessidade diferentes.
Optamos pelo revestimento não somente pelas diversas opções disponíveis, como porcelanatos, cerâmicas, cimentícios, pedras naturais, entre outras, mas também devido à praticidade que elas nos oferecem. Além disso, elas adicionam ao ambiente um ar de elegância, identidade e estilo.
Por isso, ao utilizar esses materiais, você garante vantagens, como maior durabilidade, qualidade em seu acabamento, maior facilidade de limpeza, isolamento térmico e outras mais.
Os revestimentos de madeira com impressão HD são ideais para locais mais aconchegantes e sofisticados com aquele visual ímpar de madeira. Deixam, como resultado, pisos e paredes com desenhos, tons e pinturas semelhantes às tábuas recuperadas, provindas de madeiras naturais.
Eles são encontrados em variados formatos, servindo para diversos locais, como residências, hotéis, restaurantes, escritórios e outros tipos de estabelecimentos. Ademais, devido ao seu processo de fabricação, com fornos a rolo, e ao sistema de esmaltação, eles têm maior resistência e durabilidade.
Sendo um processo de alta tecnologia e qualidade, a sua fabricação reproduz peças em alta definição, além de dar a oportunidade de o usuário personalizar o visual do material, acabando por ser um produto bastante versátil.
O porcelanato, sendo um material muito popular, é um revestimento de cerâmica feito por materiais nobres e difere dos pisos cerâmicos comuns devido ao seu modo de fabricação.
Um porcelanato é composto por misturas de argilas, areia, caulins, filitos e outros aditivos. Devido à sua absorção de água ser próxima de zero, é preciso usar, em seu assentamento, argamassas especiais, em vez das utilizadas no assentamento de outras cerâmicas.
Esse material é bastante versátil, oferecendo um número crescente de opções de cores, texturas, métodos ou tamanhos.
Esse revestimento pode deixar qualquer lugar bastante sofisticado, principalmente os que tiverem grandes dimensões, como salões, corredores alongados e grandes salas.
Também devido à sua baixa absorção de água, o material é bem resistente, durável e fácil de limpar. Logo, é uma boa opção para ambientes abertos que entram em contato com a umidade ou que apresentam bastante movimento.
Os diversos tipos de revestimentos em concretos arquitetônicos permitem que tanto profissionais quanto consumidores explorem a imaginação na criação de seus ambientes, imprimindo as sensações que tanto desejam para o local.
Alegria, aconchego, sofisticação, modernidade, rusticidade e relaxamento são alguns dos elementos que podem ser alcançados para o ambiente utilizando esse tipo de revestimento. No entanto, sempre é importante considerar as outras questões do projeto, como iluminações, móveis e tamanhos.
Esse produto apresenta diversas formas volumétricas, texturas e formatos, além de ser bastante personalizável, sendo utilizado tanto em áreas internas quanto externas.
Uma forma rápida e fácil de transformar a aparência do seu escritório é por meio da pintura do local. Contudo, por mais que seja uma tarefa simples, há a ocorrência de muitos erros, principalmente na escolha de cores e combinações.
Veja tendências de cores para 2019
Para passar a imagem de um ambiente produtivo e bem-sucedido aos seus clientes e colaboradores, é primordial saber escolher as cores corretamente.
Para escolher a melhor opção de cores para o seu escritório, você precisa fazê-lo com base nas 4 cores primárias, que são o azul, o vermelho, o verde e o amarelo.
O vermelho apresenta uma forte influência sobre o corpo, de forma energética. O azul já impacta a mente e o sistema nervoso, dando sensação de calmaria. O verde, no entanto, exerce um certo equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo um intermédio entre o físico e o psicológico. Por último, o amarelo afeta o ego, o espírito e as emoções.
Sabendo disso, ao buscar o melhor revestimento, também é necessário levar em conta as cores, pois elas podem ser usadas para dar ênfase no ambiente ou nos móveis presentes.
Mas lembre-se de procurar entender o que você deseja transmitir com o lugar. Utilize-se de coisas de que você goste, como estatuetas e artes, para dar um toque final. No entanto, é sempre bom lembrar que um local corporativo deve passar um ar de profissionalismo e seriedade, a fim de que seus clientes se sintam confiantes e seguros.
O revestimento de epóxi é o produto final que se tem ao misturar plásticos termofixos, que, ao entrarem em contato com um agente endurecedor, no caso, a resina epóxi, sofrem uma autonivelação e enrijecem-se no piso.
O tempo de “cura” desse material é mais demorado, e sua aplicação resulta numa superfície lisa, brilhante, totalmente nivelada, impermeável, resistente, de fácil limpeza e sem rejuntes. Com tantos benefícios, ele representa uma ótima opção para ambientes que demonstram ter tanta qualidade quanto esse produto!
A sua aplicação pode ser realizada em cima de outros tipos de revestimentos, mas é restrita somente para pisos, não sendo uma boa proposta para paredes. Para isso, você pode optar por tintas epóxi, que são um material diferente desse revestimento, aliás.
Ele também é um material versátil para pisos, podendo ser usado em todos os ambientes, como banheiros, salas, casas, salões, escritórios, sacadas e entres outros.
Por fim, ainda existem os revestimentos texturizados, que vêm ganhando espaço em projetos de linha corporativa devido ao seu impacto e à sua simplicidade.
Combinado a uma decoração mais minimalista, com cores neutras e funcionais, esse tipo de revestimento, tendo a possibilidade de ser usado em apenas uma parede, pode ser a característica que faltava no seu local de trabalho, conferindo a ele um ar conceitual e sofisticado.
E, quando combinado com cores mais fortes e uma decoração descontraída, a sua textura tem a capacidade de destacar o clima moderno e despojado, mas, ainda assim, elegante, ali presente.
Portanto, conhecendo os tipos de revestimento para escritório e o porquê de utilizá-los, você pode atribui-los ao seu ambiente corporativo e aumentar o seu reconhecimento no mercado!
Veja agora um mix de decoração de ambientes corporativos para se inspirar