Os cactos são as plantas do momento na decoração, pois além de darem charme para qualquer ambiente da casa, precisam de poucos cuidados, são carismáticos e existem muitas variedades, cores, formas, tamanhos para você escolher. Extraordinários, não?
Ouça na íntegra o post: Decoração com Cactos: charme para todos os cômodos da casa!
Os cactos são ainda, uma ótima opção para quem não tem muito tempo ou habilidade para cuidar de plantas. Portanto, a decoração com cactos é uma maneira bastante prática de adicionar verde em casa.
Eles sobrevivem bem em qualquer área da casa, seja interna ou externa. Para cuidar do seu cacto, não se esqueça de regá-lo uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno. Vale combinar diferentes tipos e tamanhos de cactos para compor o seu cantinho verde.
Os mini cactos podem ser colocados no banheiro, na cozinha ou no parapeito das janelas e os maiores, por sua vez, no quintal e até mesmo em vasos maiores no chão da sala.
Quanto ao estilo, é muito fácil adaptar o cacto na sua casa. Usando vasos criativos e combinando as texturas, qualquer ambiente fica mais bonito e aconchegante.
Os cactos são plantas pertencentes à família botânica nativa da América, chamada Cactaceae, com mais de 2.000 mil espécies conhecidas e são comumente identificados pelos seus ramos longos e suculentos que contém espinhos na superfície.
Os cactos são comuns em ambientes secos e áridos, pois possuem a capacidade de armazenar água por longos períodos, sobrevivendo em locais de pouca chuva.
Essa característica fundamental dos cactos que permitem que, mesmo para as pessoas que esquecem de dar água para as suas plantinhas, eles continuem firmes e fortes com regas tão espaçadas!
E o que seria essa regra espaçada? Pense apenas que: regar sempre mata o cacto, como também não regar nunca!
A dica é colocar o dedo na terra e sentir se ela está seca ou úmida: se estiver completamente seca, é hora de regar, colocando a água em um cantinho onde ela não vai entrar em contato direto com a folha do cacto, pois se a folha ficar molhada pela pode começar a apodrecer e morrer.
Quanto aos vasos, os melhores são os de cerâmica (o estilo de decoração dele vai do seu gosto), especialmente aqueles que possuem um furo no meio para a drenagem de água – se você colocar água demais no vaso, o que sobrar vai escorrer pelo furo e isso vai impedir que a sua planta fique alagada e morra.
A cerâmica é melhor do que os vasos mais baratos de plástico porque esse material poroso impede que a água seque tão rápido ou que a terra fique muito quente, estabelecendo uma temperatura ideal para a sua planta.
Outra dica de cultivo tem a ver com o sol e iluminação: é com certeza o segundo motivo pelo qual essas plantinhas são as queridinhas de decoração de interiores!
Apesar deles serem naturais de climas áridos, algumas espécies de cactos vivem muito bem em meia luz dentro de casa, mas não se esqueça que o ambiente deve ter uma boa circulação e que o ideal é que elas passem algumas horinhas em contato direto com o sol. Afinal, essas plantas precisam fazer fotossíntese para continuar vivendo!
Então experimente dar preferência para lugares próximos às janelas, sem cantos escuros ou com pouca ventilação, senão não há cacto que resista!
Passadas as regras básicas, vamos aos substratos e adubos. Importante que, de tempos em tempos, seja ministrado essas substâncias para ajudar a terra a se renovar e ter mais elementos para que seu cactos cresça bem, firme e forte.
Para o substrato, o ideal são as terras mais porosas, com uma quantidade de areia ou pedras que facilitem o escoamento da água que não for absorvida pelas raízes, evitando a possibilidade delas apodrecerem.
E em relação à adubação, existem os adubos prontos especiais para cactos e receitinhas orgânicas que podem ser feitas em casa. Seja lá qual você escolher, mantenha sempre uma frequência de adubação de 1 ou 2 meses para manter a sua planta saudável.
Os cactos são elementos considerados como amuletos de proteção. No Feng Shui os cactos são considerados purificadores de ambientes e grandes guardiões da casa. Colocar cactos ao lado da cama, em cima de uma mesa ou em um vaso grande na sala de estar, atrairá bons fluídos para o seu lar.
É possível também escolher a espécie de cactos que mais combina de acordo com sua personalidade.
Cactos em um mini jardim: espírito positivo
Pessoas com personalidade positiva mantêm alguns hábitos que fortalecem e estimulam a positividade. Elas apreciam muito mais as pequenas coisas que acontecem à sua volta no dia a dia e sempre conseguem encontrar algo de bom em qualquer situação.
Os positivistas, por terem os sentidos aguçados, se sentem bem apenas por estarem em um local confortável, aconchegante. Eles admiram e apreciam a beleza do que vêem, percebem sons agradáveis e sentem aromas que trazem boas lembranças. Os mini jardins mostram como a beleza pode estar os mínimos detalhes.
Cactos em grandes vasos: espírito selvagem
Pessoas com espírito selvagem gostam de seguir pela vida seguindo seus próprio destino. São independentes, desbravadores, não tomam precauções.Uma pessoa de espírito selvagem e livre, se tornam um indivíduo extremamente criativo e fascinante, que gostam de decorar ambientes com exuberância, riqueza em detalhes e estilo único.
O estilo rústico é uma característica muito forte de pessoas desse tipo, ambientes com plantas em vasos grandes, como cactos grandiosos e exuberantes, elementos feitos de fibras naturais e peças exóticas, imprimem o estilo dessa personalidade.
Terráreos geométricos: personalidade mística e inteligente
Tem gente que só acredita naquilo que é provado e comprovado pela ciência. Outras são naturalmente abertas a perceber mistérios no mundo. Pessoas de personalidade mística, normalmente são inteligentes, pois enxergam além daquilo que veêm, acreditam mais nos seus instintos, no equilíbrio das coisas, e são curiosas e muito detalhistas.
Gostam de ambientes cheios de cor e se sentem bem quando perto da natureza, valorizam viver em um local harmonioso e tranquilo.
Em vasos artesanais: personalidade criativa e aventureira
Pessoas de personalidade criativa e aventureira, são verdadeiros artistas. Eles gostam de alterar as expectativas tradicionais de beleza e comportamento, e não toleram julgamentos e rótulos. Vivem a vida com liberdade experimentando novas sensações e ideias, vivem intensamente.
Na decoração, uma grande característica é o gosto peculiar pelo que é novo e diferenciado. Objetos criativos com materiais reaproveitados ou técnicas inusitadas, como o DIY, caem muito bem para decoração de um ambiente para um aventureiro. O estilo escandinavo, define muito bem esta personalidade.
Cactos em vasos coloridos: uma pessoa sorridente
Sorrisos genuínos transmitem felicidade e confiança. Pessoas que sorriem muito são consideradas mais generosas, extrovertidas e genuínas. Gostam de ambiente com uma decoração cheia de elementos coloridos e que transmitem descontração e felicidade, exalando e atraindo positividade.
Como uma boa sugestão esse vasos para suculentas em formatos animados, trazem diversão e uma dose de alegria para decoração da casa.
Cactos em vasos preto e branco: personalidade jovem
Pessoas com personalidade jovem, tem o espírito livre, gostam de arriscar-se e viverem a vida com ousadia e muita liberdade de pensamento e de expressão.
A decoração não poderia ser diferente: peças ousadas com cores fortes, emblemáticas, com linhas retas e puras, feitas com simplicidade.
O objetivo é sempre garantir um olhar limpo e espaçoso, mesclando dois dos elementos essenciais na decoração: estética e praticidade.
Agora que já falamos de decoração com cactos de acordo com a personalidade de cada um, trouxemos várias fotos de ambientes decorados com cactos para você se inspirar!
Procure combinar os vasos das suas plantas com a decoração do seu ambiente!
Papel de parede de cactos combinam muito com quartos infantis e juvenis!
E quem disse que para decorar é preciso da planta, neste acessório de cozinha o descanso de panela é de tecido e em forma de cacto
Os cactos cultivados com carinho, desenvolvem-se muito bem!
Os cactos podem ser usados para decorar todos os cômodos, inclusive o banheiro!
Um mini jardim dentro de casa: conjunto de cactos e suculentas que trazem um verde incrível para a sua casa
Os cactos podem ser encontrados em peças de cerâmica, que trazem uma decoração fácil e super estilosa!
Os cactos maiores preenchem em espaços vazios e valorizam a sua parede pela sua linha de crescimento vertical
Cactos na decoração do quarto: uma ótima companhia para os seus livros na mesa lateral da cama
Cactos para dar um toque de natureza para o seu home office
Então, gostaram das fotos e dicas de como decorar com Cactos? Deixe seu comentário!