Neste post você vai aprender a como montar um jardim vertical, conhecer as espécies de plantas adequadas, além de dicas incríveis e muitas ideias de decoração é claro!
A sensação que se tem quando se depara com um jardim vertical é de alívio. E sabe por quê? Os jardins verticais ajudam a melhorar o ar da casa, purificam a atmosfera e trazem conforto térmico para dentro dos ambientes.
Ouça na íntegra o post: Jardim Vertical: Como Montar +Dicas de Plantas +Fotos
O benefício de um jardim vertical vai muito além disso, em casa eles podem diminuir o uso de aparelhos de ar condicionando e proporcionar uma economia de energia elétrica de até 30%. Outro beneficio proporcionado pelos jardins verticais é que eles atraem pássaros, abelhas e outras espécies de animais e insetos, contribuindo com o equilíbrio do micro clima local. Isso sem mencionar a beleza que eles trazem para o ambiente, não é mesmo?
Os jardins verticais já são tendência nos dias atuais e o número de adeptos vem aumentando. Eles deixaram de ser exclusividade dos grandes edifícios e estão cada vez mais presentes em casas e apartamentos. Afinal, todos nós temos direito de receber esse pedaço de paraíso e todos os seus benefícios.
Portanto, se sua intenção e de ter um jardim vertical lindo em casa, não deixe de acompanhar este post. Assim você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre jardins verticais.
A primeira dúvida que vem quando se imagina um jardim vertical em casa é, qual é o ambiente adequado para recebê-lo? Qualquer ambiente da casa pode receber um jardim vertical, desde que ele tenha as condições de luz e ventilação necessárias para a vida das plantas.
Na hora de escolher as plantas que irão compor o seu jardim, dê preferência para as que exigem cuidados semelhantes, ou seja, misturar plantas que gostam de muito sol com plantas que gostam de sombra não vai funcionar.
O jardim vertical pode ser montado diretamente na parede com o auxilio de suportes de bambu, pallets ou plástico. Outra possibilidade é deixá-lo suspenso, nesse caso os canos de pvc são os mais utilizados.
É preciso pensar no tipo de irrigação que se vai adotar, ela será manual ou automática? Para jardins verticais de pequeno porte, a rega manual é a mais indicada, mas se o caso for para grandes paredões, seja em altura ou largura, o ideal são os sistemas automatizados que garantem a rega de todas as plantas por igual, além de facilitarem o momento de adubagem que pode ser realizada junto à irrigação.
As plantas que exigem menos cuidados são ideais para quem não tenha muita disponibilidade e tempo para cultivar o jardim vertical. Uma boa opção são as suculentas.
Porém, as plantas que crescem verticalmente na natureza são ótimas opções para esse tipo de paisagismo, como as samambaias, jiboias e barba de serpente. Mas claro que existem outras espécies que também são usadas com muito sucesso em jardins verticais. A seguir trouxemos uma lista enorme de plantas comumente usadas em um jardim vertical.
Confira na lista abaixo as espécies mais indicadas para o cultivo em jardins verticais, divididas entre plantas de sol e plantas de sombra, fator determinante para a beleza do jardim e para o desenvolvimento saudável da planta. Confira:
Plantas para jardim vertical que gostam de sol
Plantas para jardim vertical que gostam de sombra e meia-sombra
Agora que já você já conhece os cuidados e as plantas indicadas, falta ver os projetos de jardins verticais para inspirar-se. Separamos lindas fotos para você decidir ter um jardim vertical em casa o quanto antes.
Deixe seu comentário sobre jardins verticais logo abaixo!