O revestimento em mármore é símbolo de sofisticação e pode ser utilizado em diversas aplicações. Veja ideias interessantes para usar o mármore na decoração de diferentes ambientes da casa.
O mármore deixou de ser usado apenas no piso ou em bancadas de cozinhas e banheiros para ganhar diferentes espaços na decoração. Mesmo quando aparece em seu contexto clássico, o mármore pode compor abordagens modernas e atualizadas, que fogem ao tradicional. Ele é uma escolha certeira quando se busca trazer sofisticação ao ambiente.
Cada vez é mais comum vermos casas e apartamentos cujos projetos de decoração usam o mármore de formas antes não vistas ou exploradas, como em lareiras, tampos de mesa inovadores, estantes, aparadores ou até mesmo revestimento da parede de home theater.
Sofisticado e nobre, o mármore é usado em projetos arquitetônicos imponentes há milênios e, ainda hoje, é o crème de la crème, quando falamos de revestimentos e rochas ornamentais.
Motivos para isso não faltam: trata-se de um material que valoriza o ambiente, é eterno e singular – verdadeira joia da natureza, cada bloco de mármore é uma peça única.
Versátil, o mármore pode ser encontrado em diferentes tonalidades e acabamentos, sendo os mais comuns o polido, anticado e jateado. Para ambientes mais elegantes, o polido costuma ser mais especificado; já o jateado ou anticado trazem texturas que ficam excelentes em locais mais rústicos ou em projetos mais ousados.
Vale lembrar a importância de um profissional de Design de Interiores para definir o uso ou não do mármore na decoração dos ambientes da casa, entre em contato e faça um orçamento de um projeto personalizado!
No mercado existe atualmente uma grande gama de tipos de mármore disponíveis.Os mais populares em nosso país em projetos de design de interiores destacam-se:
Pedra de cor clara, também conhecida como Bianco Carrara, é composta de veios cinza escuro, possuindo origem italiana. Muito utilizada na época Renascentista, figurou em trabalhos de Michelangelo. Material de alta porosidade, tem seu uso mais indicado para ambientes internos e possui alto valor de compra.
Esta versão possui origem grega e é bem semelhante ao modelo originário da Itália. De fundo branco, também possui veios cinza, mas desta vez estes são mais espaçados, diferenciando-o do Carrara.
Este modelo de mármore possui coloração bege bem clara com veios longilíneos. É um material poroso, devendo ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Originário da Itália, é considerado o mármore mais utilizado em construções a acabamentos.
Com a possibilidade de ser utilizado em ambientes internos ou externos, este modelo possui alta resistência e durabilidade, podendo ser utilizado em ambiente com trânsito intenso. Considerado nobre, é uma pedra branca com veios e pintas acinzentadas ou cristalizadas.
Ponderado como um material luxuoso e nobre, é frequentemente utilizado em áreas internas, além de ser uma boa opção para o revestimento de mobiliários. Este mármore possui a aparência composta por um fundo branco, com veios marcantes nas cores cinza e dourado.
Pedra originária da Espanha, possui a cor bege como tom principal. Detentor de muito requinte, é comumente utilizado em ambiente internos, possui alto nível de durabilidade e resistência.
Apresentando tons marrom escuro com veios nas cores marrom claro e branco, é considerado um mármore sofisticado, sendo muito utilizado para decorar ambientes internos, possibilitando uma maior durabilidade.
Este modelo possui como principal característica o tom predominantemente branco com pouquíssimas pintas acinzentadas ou cristalizadas. Este material é um dos mais procurados para quem busca revestimentos em tons claros, assim como o nanoglass.
Muito utilizada como revestimentos e em obras de arte, esta pedra originária da Itália é bastante antiga, possuindo como característica principal variados tons bege claro com veios em um tom mais escuro.
Conhecido como ônix-mármore, esta pedra é um tipo de travertino, gerando a mesma aparência visualizada em um corte de mármore, porém não devendo ser confundido com a pedra ônix. Composto de uma gama diversa de tonalidades, este material possui um visual translúcido e desenhos únicos, encantando qualquer ambiente.
Este tipo de mármore é composto por tons de fundo preto e veios brancos marcantes. De origem espanhola, proporciona nobreza e requinte ao ambiente em que é utilizado.
Disponível em grande variedade de acabamentos de superfícies, o mármore ideal pode depender do local a ser utilizado e de qual a função a ser desempenhada. Confira a seguir qual o mármore ideal para cada caso:
Tanto o mármore quanto o granito são materiais muito populares na decoração de residências e ambos possuem características semelhantes.
A principal diferença está na porosidade e resistência dos dois materiais. Nestes quesitos, o granito apresenta menor porosidade e maior resistência do que o mármore, sendo a opção ideal para ser utilizado em locais de tráfego intenso, evitando o desgaste da pedra.
Em relação à aparência, o mármore possui uma coloração mais uniforme, com seus veios mais definidos e longos enquanto o granito possui seus veios mais pontilhados criando um aspecto texturizado.
Ao falar sobre valores, normalmente o mármore é comercializado com um preço acima do granito, porém este fator pode variar, principalmente se o material tiver procedência importada.
Como o banheiro é um ambiente úmido, o ideal é evitar pedras com muita porosidade, optando preferencialmente por aqueles modelos com acabamentos especiais, como as flameadas e jateadas.
Em áreas externas o tipos de mármores indicados são os mais porosos, como nos banheiros, mas outros tipos também são bem vindos, desde que o modelo escolhido tenha passado por processos que o deixam menos escorregadiço;
Tanto ao ser utilizado em pisos quanto em paredes, a escolha do mármore se dá pelo visual desejado: se a preferência pessoal for para modelos mais claros ou mais escuros, basta eleger um dentre aqueles disponíveis.
O acabamento varia de acordo com o resultado esperado: se for algo mais rústico, a pedra em seu estado bruto, levigada ou flameada é a favorita. Agora, se a opção desejada é uma decoração mais requintada, o acabamento liso e com brilho deve ser o favorito.
Praticamente todos os modelos que passaram por processos eliminando seu excesso de porosidade podem ser utilizados em bancadas na cozinha. Porém, como ele é um material que possui alta absorção, este pode acabar manchando com o tempo, sendo aconselhável levar este fator em consideração.
Confira a seguir projetos com diferentes usos para o mármore na decoração de ambientes.
A sala de jantar tem papel importante nos projetos arquitetônicos, uma vez que se trata de um ambiente especial, responsável por reunir a família, sediar celebrações e reuniões com amigos e familiares.
Antigamente, espaço exclusivo da realeza, a partir do século XVIII, a sala de jantar se popularizou e passou a fazer parte dos lares do Brasil e do mundo todo. No entanto, ainda hoje, o espaço é sinônimo de nobreza e tradição.
Essa sofisticação pode ser conferida em projetos de tirar o fôlego, que abusam de materiais nobres, belos e luxuosos. Entre essa gama de materiais está o mármore, pedra ideal para quem quer realçar a imponência, exclusividade e elegância da sala de jantar.
Em salas de jantar, tanto as cores escuras quanto as claras são bastante requisitadas. Para quem quer um ambiente mais clean, minimalista ou clássico, os mármores mais claros são perfeitos para trazer requinte e sofisticação.
Quer um visual mais moderno, sem perder requinte e luxo? Aposte no mármore preto! Assim como no mundo da moda, o preto é uma cor cada vez mais especificada em projetos elegantes, sofisticados e contemporâneos.
Aliás, o uso do mármore atende a uma grande tendência do mundo décor : a mistura de elementos clássicos e modernos. Seja nas tonalidades mais brancas ou escuras, a especificação da pedra permite a criação de ambientes ousados, quando harmonizados com acessórios coloridos e outros materiais mais modernos.
E as vantagens do mármore em salas de estar ainda vão além: quando usado como revestimento, o mármore refresca o ambiente, deixando a temperatura amena – ideal para um país tropical como o nosso. Além disso, é um material de fácil manutenção: basta utilizar um pano umedecido com água e detergente neutro.
Todos esses benefícios, aliados à resistência da pedra, fazem com que o mármore possa ser utilizado de muitas maneiras em salas de jantar: no piso, já que apresenta um acabamento perfeito, com rejunte fino, o que deixa o ambiente ainda mais elegante; nas paredes, criando um efeito cênico e cheio de personalidade; e ainda em painéis, colunas, lareiras, rodapés, borda de janelas e não para por aí…
A sofisticação do mármore é atemporal – mas, como todo material, de tempos em tempos ele ressurge como tendência e conquista os amantes do design como se fosse a primeira vez. O banheiro, referência de relaxamento após longos dias de trabalho, é o ambiente ideal para ser decorado com mármore.
Nos pisos, paredes, boxe e banheira, o mármore impera neste banheiro. Os detalhes em preto nos acessórios adicionam sofisticação à calmaria natural do espaço.
Combinado a muitas janelas, com iluminação abundante, o banheiro de mármore terá uma atmosfera serena quase etérea. Ideal para se desligar do mundo e relaxar por completo!
O mármore vai igualmente bem apenas no piso. Na foto, as estrias naturais do material – que também aparece na bancada – quebram a predominância do branco no banheiro. O efeito é responsável por transformar um ambiente mais simples em um muito mais estiloso.
Neste outro banheiro o contrário acontece: a parte branca do mármore, não suas estrias, ajuda a iluminar o espaço em contraste com as paredes pintadas de preto.
Para incluir um diferencial na decoração, é possível aplicar o revestimento apenas no boxe. A hora do banho se tornará mais relaxante, mesmo que o mármore escolhido não seja branco – o preto é tão elegante quanto, com um quê de ousadia!
Relaxar na banheira é o sonho de muitos – mais ainda após um dia cansativo. Uma banheira de mármore é um verdadeiro upgrade a qualquer banheiro!
Eleve a aparência do décor com este elemento luxuoso, de acabamento suave. Alie o estilo do material a modelos diferentes: aposte em banheiras angulares, ou como a da foto, que possui um formato ergonômico para relaxar em dobro.
O mármore não precisa ocupar a parede toda – apenas metade já dá conta de trazer sua sofisticação para o décor.
Pode ser a hora de reformar – ou substituir – seu gabinete. Se for o caso, porque não investir em uma bancada de mármore?
Um banheiro pronto também pode ser transformado pelo mármore. A delicadeza do material pode estar presente nos acessórios de banho, como no conjunto da foto.
Lareiras tornam a casa mais aconchegante e são sempre um convite para um bom vinho, uma reunião entre amigos ou uma agradável noite em família. Mesmo quando não estão sendo utilizadas, conferem uma sofisticação ao ambiente. Mas nada como a lareira de mármore para garantir um requinte especial.
A infinidade de cores e padrões do mármore faz com que esse tipo de material se adeque aos mais variados estilos de decoração, do clássico ao moderno. Ou até mesmo uma mistura de ambos.
O mármore tem muitas qualidades e uma lareira com esse revestimento tão especial pode diferenciar um projeto.
Principais vantagens de uma lareira em mármore:
Uma das tendências do Salão de Milão do ano passado foi a utilização de painéis de mármore na parede, aplicados inclusive em painéis de TV. Um recurso de decoração que transforma sua sala de estar em uma verdadeira obra de arte!
Fáceis de montar e com uma infinidade de opções de tipos e cores, os painéis de mármore podem ser o que tava faltando para aquela decoração aconchegante e agradável que faltava para sua sala.
Enfim, independentemente de onde ou como usar a pedra, uma coisa é certa: o refinamento que o mármore traz para qualquer ambiente é inegável!