Quem está pesquisando na internet sobre ideias de como montar um quarto de bebê, já deve ter se esbarrado com o conceito do quarto montessoriano.
Ouça na íntegra o post: Quarto Montessoriano: o que é e como Decorar +70 fotos
Os quartos montessorianos são pensados a partir da filosofia Montessori de educação, que é baseada na ideia de que a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço à sua volta.
Em outras palavras: o objetivo do quarto montessoriano é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia, curiosidade e liberdade com total segurança.
Se interessou por fazer um projeto de quarto montessoriano em casa? Então veja as dicas que separamos para você montar um quarto montessoriano para o seu filho! Não se esqueça que também vale a contratação de um design de interiores para te ajudar nessa tarefa, assim você recebe toda a consultoria e acompanhamento de um profissional para que o projeto seja um sucesso.
Antes das dicas de como montar e decorar um quarto motessoriano, vamos à algumas dúvidas que devem surgir sobre o ambiente.
O propósito do quarto montessoriano, como citado acima, é que ele seja um ambiente de conforto, liberdade e respeito pelas necessidades da criança pequena.
A criança é curiosa por si só e tem o poder de aprender sozinha. O quarto é o espaço principal da criança, onde ela poderá passar boa parte do seu dia dormindo ou brincando.
Então é inteligente montar um lugar seguro onde a criança vai explorar e aprender de forma simples, além de intensificar sua autonomia.
Não existe uma regra específica a respeito da idade em que a criança pode usufruir do quarto montessoriano – mesmo os recém-nascidos já podem fazer uso. Porém só aconselham que coloque o bebê para dormir na caminha no chão depois dos 6 meses, mas ele pode utilizar o quarto para brincar e se desenvolver enquanto atinge essa idade.
Crianças muito pequenas não conseguem pegar objetos, nem interagir com as peças que estão ao alcance delas, mas somente o fato das peças estarem na altura dos olhos já é uma maneira de estimular a concentração e o foco dos recém-nascidos, de oferecer experiências visuais para eles, que estão desenvolvendo a visão.
Trouxemos alguns modelos de quartos montessorianos de acordo com a idade da criança, do recém nascido aos 5 anos de idade
Quartos Montessorianos para Recém Nascidos
Quartos Montessorianos para crianças de 3 anos
Quartos montessoriano para crianças de três anos
Quartos montessoriano para crianças de cinco anos
O primeiro passo para a montagem de um quarto infantil montessoriano é adotar o ponto de vista da criança. Aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. A mobília do quarto infantil montessoriano é simples. Não é necessário haver nada muito sofisticado, mesmo!
As crianças gostam de ser, muito mais que de ter. (sic Lar Montessori)
Para ficar mais fácil entender sobre a montagem do quarto montessoriano, melhor abordar item a item, que são:
O quarto Montessori não tem berço e sim uma cama ou um colchão no chão, mesmo para os bebês.
A cama deve ser baixa para que a criança possa subir e descer dela sempre quando quiser. Algumas mães colocam o colchão direto no chão, a dica é fazer uma base de madeira ou colocar um tapete de EVA ou tapete comum mesmo, para que os pequenos fiquem longe da friagem.
Mas pode ser usado uma cama bem baixinha também, o importante aqui é não impedir a criança de se locomover para dentro e fora do colchão.
Essa cama ou colchão, podem ter qualquer tamanho: tamanho de berço, tamanho de cama de criança, tamanho de cama de solteiro ou tamanho de cama de casal. Tudo vai depender do gosto e/ou do espaço que você tem em casa.
No início, alguns pais preferem proteger a cama (ou o colchão) com almofadas em volta para que a criança não caia da cama. Mas com o passar do tempo o ideal é retirar as almofadas par a criança não ficar “presa”. Tenha em mente que ao cair a criança vai aos poucos aprendendo a controlar o seu corpo durante o sono.
Outra dica é colocar um tapete longo do lado cama/colchão, para que a criança não pise no chão frio ao acordar. Isso está mais para o conforto do que para o método Montessori em questão. Caso o quarto tenha o piso de madeira ou carpete o uso do tapete não é necessário.
Já que vamos montar um ambiente totalmente seguro, devemos nos preocupar também para que eles não acessem outros espaços. É obvio que a criança poderá permanecer em outros ambientes da casa, mas sob supervisão dos pais.
No que se refere ao quarto do bebê, o mesmo deve ter algumas grades de proteção para que o mesmo não saia sem que você veja. O mais usado para isso é a grade de proteção para portas.
O espelho é um item que não pode faltar em um projeto de quarto tipo montessori, primeiro porque as crianças gostam muito da imagem do rosto humano, segundo para que elas reconheçam a própria imagem do rosto no espelho. O espelho vai ajudar na formação da consciência do seu corpo no geral.
O espelho pode ser, de preferência, de acrílico. Mas o espelho de vidro também pode ser usado, desde que seja seguro e muito bem preso na parede. Geralmente, o objeto fica do lado da cama.
O espelho deve ser sempre baixo, na altura da criança. Para o quarto de bebês, o recomendado é que o espelho fique na horizontal, já que é deitado (ou engatinhando) que o bebê fica a maior parte do tempo.
Importante lembrar que o quarto Montessoriano deve crescer junto com o bebê. A partir do momento que ele já caminha e não engatinha mais, o espelho deve ser virado para a posição vertical.
Com o passar do tempo é necessário retirar o espelho e colocá-lo em local mais alto, acompanhando o crescimento da criança.
Antes de tudo, não é necessário ter todos os móveis num quarto montessoriano, mas claro que tudo vai depender do espaço, gosto dos pais e necessidade da criança.
Você pode ter um guarda-roupas para guardar as roupas e pode ter uma estante de brinquedos por exemplo ou uma estante de livros. No caso de uma criança mais velha, é interessante ter um mesinha e cadeira para que ela brinque, desenho e leia livros.
Estantes de brinquedos/livros: As estantes devem ser baixas na altura da criança. Os brinquedos devem ficar organizados de forma que fique fácil a visualização.
Para crianças que possuem muitos brinquedos, a dica é fazer um rodízio dos brinquedos, escondendo alguns e deixando a disposição apenas uma parte, dessa forma as crianças se interessam novamente por um brinquedo mais antigo.
Armários de roupa: O ideal é que as roupas fiquem à altura da criança para que ela aprenda a se vestir. Em situações que não for possível isso, tente deixar pelo menos uma peça ao alcance do seu filho (a), para dar autonomia e ensiná-lo (a) a fazer escolhas.
De acordo com estudiosos sobre Montessori, o ideal é deixar até 6 opções de roupa para a criança escolher, isso aumenta a sensação de bem-estar da criança; mais que isso pode deixar as crianças confusas.
Mesinha de estudos: Deve ser baixinha e com a cadeira na altura que a criança consiga sentar e colocar os pés no chão. Pode ser de qualquer material, mas a teoria Montessori dá preferência a madeira do que objetos frios como o plástico. A mesa pode ser pequena, ficar em um canto e comportar apenas uma cadeira, assim não ocupa muito espaço no quarto.
O principal objetivo da barra no quarto montessoriano é auxiliar a criança a ficar de pé e andar, sem que ela dependa dos pais.
A barra deve ser presa a mais ou menos 50 cm do chão, mas pode variar pra baixo ou pra cima, de acordo com a altura do seu bebê.
A utilização da barra deve ser ensinada pelos pais quando perceberem que o bebê quer dar os primeiros passos. Uma forma de chamar a atenção da criança para a barra é pendurar nela brinquedos.
Os quadros devem ficar, como tudo no quarto montessoriano, na altura dos olhos e ao alcance das crianças. Eles são meramente decorativos e devem fazer parte do ambiente infantil, assim como fazem parte dos nossos ambientes.
Dê preferência para quadros cleans, com apenas um objeto em evidência em fundos neutros.
São boas ideias quadros de animais ou fotos de pessoas (da família por exemplo) e de preferência focando no rosto.
Outro detalhe é que os quadros devem começar grandes, quando são bebezinhos e devem ir diminuindo e a altura deles subindo conforme a criança for crescendo.
Evite usar adesivos e estampas berrantes. As imagens devem ser reais, bonitas e sem muitas informações.A explicação para isso é o mundo já será bastante estimulante, então não precisamos encher o quarto de informações.
O móbile não é uma figura obrigatória em um quarto montessoriano, mas é interessante que se coloque um para os primeiros meses do bebê, mesmo que ele ainda não durma no quarto, o bebê pode se beneficiar do quarto brincando e sendo estimulado.
O objetivo do móbile é desenvolver a atenção e concentração, oferecer uma experiência visual, oferecer informação cinética e educar o senso estético.
O móbile montessoriano não é aquele móbile caríssimo de plástico que compramos nas lojas, inclusive os móbiles montessorianos podem ser feitos em casa. O que vai prender atenção do seu bebê vão ser as cores, as formas e o movimento.
Veja mais alguns modelos de quarto montessoriano para se inspirar