Somente quem tem muitos sapatos sabe a dificuldade de organizá-los dentro de casa, principalmente se há pouco espaço vago nos ambientes. Nessa hora é que sentimos a importância de uma sapateira.
Os sapatos não devem simplesmente ficar jogados por aí, em sacolas, dentro de caixas, e muito menos num canto qualquer da casa pegando poeira.
A sapateira é um móvel muito versátil e funcional, pois diversas peças podem ser usadas para esta finalidade, desde um simples organizador de guarda-roupas, até mesmo prateleiras, nichos e outros tipos de armários.
Armazenar os sapatos em um local adequado não só organiza o ambiente como também ajuda a conservá-los por mais tempo.
Além da importância da sapateira, ela pode dar uma outra cara ao cômodo, e pode ser adaptada ao seu estilo, bolso e gosto pessoal.
Mas afinal, o que são as sapateiras para o design de interiores? As sapateiras são móveis bonitos, práticos e versáteis que funcionam como organizadores de sapatos e podem ajudar a compor a decoração do ambiente.
A importância de uma sapateira vai além da organização do sapatos, elas a manter os calçados separados das roupas. E têm mais, elas podem dar sentido a um canto da casa ainda sem utilidade, dar uma nova cara a um cômodo ou enriquecer uma decoração por exemplo.
A primeira ideia que as pessoas têm é de colocar a sapateira no quarto, muitas das vezes escondida na parte inferior de um guarda-roupa.
Na verdade, a sapateira é um móvel que não exige um espaço que você não tem portanto ela pode perfeitamente ser instalada debaixo de uma cama, em uma gaveta, em uma sobra que o armário planejado não se encaixou ou até mesmo debaixo de uma escada.
Agora, dependendo do seu tamanho e design ela pode ser mais bem aproveitada sob uma mesinha no office, uma bancada no banheiro ou lavanderia, tudo vai da funcionalidade que ela vai trazer aos hábitos dos moradores.
Por exemplo, uma famílias que já aderiram ao costume de retirar os sapatos de imediato ao entrarem na casa. Obviamente, deve-se pensar em instalá-la logo no primeiro cômodo que os moradores acessam deixam Este local pode ser o hall de entrada ou a garagem, tanto faz. O fato é que este móvel merece atenção especial em um projeto de decoração.
Agora, se você tem espaço de sobra, aproveite para caprichar na escolha de acordo com a sua decoração, como um móvel planejado, uma estante bem bonita ou uma sapateira leque que se adéqua discretamente ao quarto ou closet.
Móveis com gavetas são super funcionais e ajudam a manter tudo organizadinho. Já as prateleiras fixas podem acomodar facilmente as bolsas e outros acessórios, com divisórias maiores para eles. Para sapatos, o ideal é que cada prateleira tenha pelo menos 45cm de altura.
Outra maneira de aproveitar bem o espaço é adotar uma sapateira de canto. Ela encaixa perfeitamente na quina da parede, e este modelo giratório oferece toda a praticidade que precisamos.
Quando os sapatos também decoram o closet, as estantes funcionam muito bem como sapateira. Um ambiente em forma de sonho! Os lindos sapatos ajudam a decorar ainda mais o cômodo, um luxo.
Aqui o espelho nas portas ajudou a criar uma sensação de amplitude ao quarto. Dentro deste imenso armário, cabe uma grande quantidade de sapatos e todos ficam organizados bonitinhos.
As famosas estantes que lembram escadas abertas estão super em evidência e também podem ser transformadas em uma bela e charmosa sapateira. Ideal para decorações escandinavas e industriais.
As gavetas abaixo do móvel serviram como uma luva para armazenar os sapatos, sem ocupar muito espaço. O gaveteiro fica fechadinho e seus sapatos acondicionados em um lugar ótimo.
É só instalar umas rodinhas e fixar lindas almofadas que o logo o caixote ganhará outra cara e utilidade. Acomodar cada sapato em um espaço que seria para uma garrafa deixa tudo extremamente organizado.
Uma opção super discreta feita em MDF laqueado e que ganhou um charme a mais combinado ao enorme espelho e iluminação de LED.
Em vez de acumular sujeira, aquele vão debaixo da cama pode muito bem servir para esconder uma gaveta com rodinhas, e organizar com maestria os calçados.
Se está faltando espaço no ambiente, mas está sobrando dentro do armário, aproveite para criar uma sapateira suspensa. O custo é muito baixo e você terá tudo ali a vista.
Se você optar por móveis planejados, não esqueça de solicitar alguns espaços maiores para armazenar as botas de cano longo.
No lugar do colchão, um espaço enorme para guardar os sapatos com caixa e tudo!
Além da sapateira, o móvel também pode servir como um banco, perfeito para calçar o par escolhido.
As prateleiras com suporte metalizado mantêm as peças divididas e muito bem organizadas. Ideal também para bolsas e acessórios.
Esse tipo de modelo sapateira pode acomodar perfeitamente alguns nichos e prateleiras.
Para descontrair o quarto da meninada. De repente aquele móvel antigo pode até ganhar uma repaginada parecida com esta opção.
Feita sob medida para encaixá-la debaixo da escada ou em qualquer espaço que você quiser. Prática, linda e muito versátil.
E se você não quiser deixar os sapatos a mostra, é só instalar uma porta. Com o colchonete e algumas almofadas, a sapateira também vira um charmoso cantinho de leitura.
O mais legal deste móvel é que você pode comprar mais de uma unidade e empilhá-los um em cima do outro. Você pode ter uma sapateira do tamanho que preferir.
E ninguém vai reparar se ali dentro do baú tem sapatos, e se perceber, vai querer uma igual.
O que achou das dicas? Conseguiu decidir qual modelo de sapateira vai receber sua coleção de sapatos? Então, não perca mais tempo e comece já seu projeto com um lindo modelo de sapateira. E lembre-se, se precisar de ajuda, conte comigo!